PROJETO LIXO E CIDADANIA
TEMA: Reciclagem
ESCOLA: Escola Especializada Eduardo Cotta Maciel Dantas – Apae – Ouro Branco
ELABORADAS: Celma Mercês da Silveira Marques de Sousa
Silvana Barletta Geraldo
ORIENTADORA: Juçara De Souza Rocha
PÚBLICO QUE SE DESTINA: Alunos da Educação Profissional e Escolarização de Jovens e Adultos
PERIODO DE REALIZAÇÃO: Durante o ano todoJUSTIFICATIVA
O projeto de reciclagem do lixo surgiu da necessidade de se promover uma educação ambiental na escola, com os alunos e suas famílias, estimular o hábito de separar o lixo, dando um destino final, que é a reciclagem.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar o respeito pelo meio ambiente.
Promover uma educação na qual toda a escola esteja inserida neste projeto de reciclagem,
Implantar e manter atitudes do não desperdício.
Promover a participação e envolvimento da comunidade escolar;
OBJETIVO ESPECIFICO
Educar o aluno para uma boa convivência com o meio ambiente e a preservação do planeta.
Estimular a iniciativa dos alunos em reciclar materiais.
Despertar a consciência para o problema do lixo no meio ambiente.
Conhecer os procedimentos atualmente adotados para a reciclagem do lixo.
OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
- Jogar lixo no lixo;
- Organizar as carteiras na sala;
- Limpar a lousa;
- Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
- Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a família e comunidade.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Pesquisas
Por que reciclar?
O que é lixo?De onde vem, para onde vai e quais os tipos de lixo produzidos?
Quais as formas alternativas e ecologicamente corretas de disposição do lixo?
Colocando em prática
Uso de sobras em culinária.
- Redução do uso de papel na escola.
- Oficinas de artesanato.
- Oficinas de reciclagem.
- Aulas abertas à comunidade.
- Criação de atividades lúdicas de educação e conscientização.
- Criação de campanhas internas e externas de divulgação e conscientização.
- Informação do andamento dos trabalhos.
- Integração entre equipes.
- Lixeiras segregadas no pátio, sala dos professores, hall e salas de aula.
- Coleta seletiva
É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.
Minimizar a geração de lixo
Separar os materiais em casa, escola, trabalho.
Coletar separadamente recicláveis e não recicláveis.
- Quais materiais podem ser reciclados e como prepará-los.
Destinação de local para armazenagem.
- Compradores e destinação final do material coletado.
- Periodicidade da coleta.
- Implantação de coleta seletiva na escola.
- ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA:
Menor redução de florestas nativas.
Reduz a extração dos recursos naturais.
Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Economiza energia e água.
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
Diminui o desperdício.
Melhora a limpeza e higiene da cidade.
Previne enchentes.
Diminui os gastos com a limpeza urbana.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
ArtesMúsica, dança e teatro com materiais reciclados). Português: - Interpretação oral, escrita e através de desenhos e textos.
- Música e poesias.
- Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem.
- Estudo de palavras-chave.
- Gramática e ortografia inserida nos textos.
- Produção de frases.Matemática: - Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais).
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO)).
- Classificação dos materiais recicláveis.
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças.
- Quantos e quais dias da semana acontecem à coleta de lixo que os alunos trazem de casa ate a escola.História e Geografia - A coleta de lixo na nossa cidade.
- Onde os lixos são despejados.
- A campanha da reciclagem - como foi elaborada se realmente acontece na nossa cidade.
- O que se ganha com a reciclagem.
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue que vem se alastrando.
Ciências - O que é lixo na verdade?
- Os perigos dos lixos acumulados.
- Campanha da higiene do meio escolar.
- Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia).
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo.Ética e cidadania - Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo".
- Poluição visual.
- Como a escola e a família têm cuidado deste assunto.
- Mobilização social: participação e cidadania.Meio ambiente - Preservação da higiene na escola e no meio social em geral.
- Reciclagem:
É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.
- Implantação da prática dos 3 Rs. Chamamos de 3 Rs : Primeiro Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.
CULMINÂNCIA
Coleta seletiva e separação do lixo.
Caminhada dos alunos com o material coletado até o depósito de reciclagem.
AVALIAÇÃO:
Observação constante da participação do aluno no grupo e desempenho individual.
BIBLIOGRAFIA
Coleta Seletiva – Um manual para cidades Mineiras
Fórum Estadual Lixo & Cidadania de Minas Gerais
PORTAL VEGETARIANO NATUREBA : www.natureba.com.br . http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/index.shtml