"MINHA QUERIDA, QUANDO VOCÊ VAI ENTENDER QUE SER NORMAL NÃO É NECESSARIAMENTE UMA VIRTUDE? É ALGO QUE DENOTA FALTA DE CORAGEM". filme Da magia à sedução

Projeto Lixo e Cidadania

PROJETO  LIXO E CIDADANIA


TEMA: Reciclagem
ESCOLA: Escola Especializada Eduardo Cotta Maciel Dantas – Apae – Ouro Branco
ELABORADAS: Celma Mercês da Silveira Marques de Sousa
     Silvana Barletta Geraldo
ORIENTADORA: Juçara De Souza Rocha
PÚBLICO QUE SE DESTINA: Alunos da Educação Profissional e Escolarização de Jovens e Adultos
PERIODO DE REALIZAÇÃO: Durante o ano todo

JUSTIFICATIVA

O projeto de reciclagem do lixo surgiu da necessidade de se promover uma educação ambiental na escola, com os alunos e suas famílias, estimular o hábito de separar o lixo, dando um destino final, que é a reciclagem.

OBJETIVO GERAL
Conscientizar o respeito pelo meio ambiente.
Promover uma educação na qual toda a escola esteja inserida neste projeto de reciclagem,
Implantar e manter atitudes do não desperdício.
Promover a participação e envolvimento da comunidade escolar;

OBJETIVO ESPECIFICO
Educar o aluno para uma boa convivência com o meio ambiente e a preservação do planeta.
Estimular a iniciativa dos alunos em reciclar materiais.
Despertar  a consciência para o problema do lixo no meio ambiente.
Conhecer os procedimentos atualmente adotados para a reciclagem do lixo.

OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:

  • Jogar lixo no lixo;
  • Organizar as carteiras na sala;
  • Limpar a lousa;
  • Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
  • Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.

De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a família e comunidade.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Pesquisas


Por que reciclar?

O que é lixo?
De onde vem, para onde vai e quais os tipos de lixo produzidos?
Quais as formas alternativas e ecologicamente corretas de disposição do lixo?

Colocando em prática


  • Uso de sobras em culinária.

  • Redução do uso de papel na escola.
  • Oficinas de artesanato.
  • Oficinas de reciclagem.
  • Aulas abertas à comunidade.
  • Criação de atividades lúdicas de educação e conscientização.
  • Criação de campanhas internas e externas de divulgação e conscientização.
  • Informação do andamento dos trabalhos.
  • Integração entre equipes.
  • Lixeiras segregadas no pátio, sala dos professores, hall e salas de aula.
  • Coleta seletiva


É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.
    • Minimizar a geração de lixo

    • Separar os materiais em casa, escola, trabalho.

    • Coletar separadamente recicláveis e  não recicláveis.

    • Quais materiais podem ser reciclados e como prepará-los.
    • Destinação de local para armazenagem.

    • Compradores  e destinação final do material coletado.
    • Periodicidade da coleta.
    • Implantação de coleta seletiva na escola.
  • ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA:
    Menor redução de florestas nativas.
    Reduz a extração dos recursos naturais.
    Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
    Economiza energia e água.
    Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
    Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
    Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
    Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
    Diminui o desperdício.
    Melhora a limpeza e higiene da cidade.
    Previne enchentes.
    Diminui os gastos com a limpeza urbana.
    Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
    Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.


CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

ArtesMúsica, dança e teatro com materiais reciclados). Português: - Interpretação oral, escrita e através de desenhos e textos.
- Música e poesias.
- Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de
reciclagem.
- Estudo de palavras-chave.
- Gramática e ortografia inserida nos textos.
- Produção de frases.
Matemática: - Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais).
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO)).
- Classificação dos materiais recicláveis.
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças.
- Quantos e quais dias da semana acontecem à coleta de lixo que os alunos trazem de casa ate a escola.
História e Geografia - A coleta de lixo na nossa cidade.
- Onde os lixos são despejados.
- A campanha da
reciclagem - como foi elaborada se realmente acontece na nossa cidade.
- O que se ganha com a reciclagem.
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue que vem se alastrando.


Ciências - O que é lixo na verdade?
- Os perigos dos lixos acumulados.
- Campanha da higiene do meio escolar.
- Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia).
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo.
Ética e cidadania - Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo".
- Poluição visual.
- Como a escola e a família têm cuidado deste assunto.

- Mobilização social: participação e cidadania.Meio ambiente - Preservação da higiene na escola e no meio social em geral.
-
Reciclagem:

É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados.    Exemplo  :     papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.
- Implantação da prática dos 3 Rs. Chamamos de 3 Rs :
Primeiro  Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.

CULMINÂNCIA

Coleta seletiva e separação do lixo.
Caminhada  dos alunos com o material coletado até o depósito de reciclagem.

AVALIAÇÃO:
Observação constante da participação do aluno no grupo e desempenho individual.

BIBLIOGRAFIA
Coleta Seletiva – Um manual para cidades Mineiras
Fórum Estadual Lixo & Cidadania de Minas Gerais

PORTAL VEGETARIANO NATUREBA : www.natureba.com.br
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/index.shtml