PROJETO RECICLAGEM DO LIXO
TEMA: Reciclagem
ESCOLA: Escola Especializada Eduardo Cotta Maciel Dantas – Apae – Ouro Branco
ELABORADAS: Celma Mercês da Silveira Marques de Sousa
Silvana Barletta Geraldo
ORIENTADORA: Juçara De Souza Rocha
PÚBLICO QUE SE DESTINA: Alunos da Educação Profissional e Escolarização de Jovens e Adultos
JUSTIFICATIVA
O projeto de reciclagem do lixo surgiu da necessidade de se promover uma educação ambiental na escola, com os alunos e suas famílias, estimulando mudanças de hábitos e de valores.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar o respeito pelo meio ambiente.
Promover uma educação na qual toda a escola esteja inserida neste projeto de reciclagem,
Implantar e manter atitudes do não desperdício.
Promover a participação e envolvimento da comunidade escolar;
OBJETIVO ESPECIFICO
Educar o aluno para uma boa convivência com o meio ambiente e a preservação do planeta,
Estimular a iniciativa dos alunos em reciclar materiais;
Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixo
OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
Jogar lixo no lixo;
Organizar as carteiras na sala;
Limpar a lousa;
Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Por que reciclar?
Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixoConhecer os procedimentos atualmente adotados para o lixo
Colocando em prática
Uso de sobras em culináriaRedução do uso de papel na escola
Oficinas de artesanato
Oficinas de reciclagem
Aulas abertas à comunidade
Criação de atividades lúdicas de educação e conscientização.
Criação de campanhas internas e externas de divulgação e conscientização:
Informação do andamento dos trabalhos
Quais materiais podem ser reciclados e como prepará-los
Integração entre equipes
Implantação de coleta seletiva na escola:
Lixeiras segregadas no pátio, sala dos professores, hall e salas de aula
Destinação de local para armazenagem
Compradores e destinação final
Periodicidade da coleta.
Pesquisas
O que é lixo?De onde vem, para onde vai e quais os tipos de lixo produzidos?
Quais as formas alternativas e ecologicamente corretas de disposição do lixo?
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
ArtesMúsica, dança e teatro com materiais reciclados)Português: - Interpretação oral, escrita e através de desenhos e textos.
- Música e poesias
- Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem
- Estudo de palavras-chave
- Gramática e ortografia inserida nos textos
- Produção de frasesMatemática: - Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais)
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO)
- Classificação dos materiais recicláveis
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças
- Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo que os alunos trazem de casa ate a escolaHistória e Geografia - A coleta de lixo na nossa cidade
- Onde os lixos são despejados
- A campanha da reciclagem - como foi elaborada se realmente acontece na nossa cidade
- O que se ganha com a reciclagem
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue que vem se alastrando
Ciências - O que é lixo na verdade?
- Os perigos dos lixos acumulados
- Campanha da higiene do meio escolar
- Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia)
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em aduboÉtica e cidadania - Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo"
- Poluição visual
- Como a escola e a família têm cuidado deste assuntoMeio ambiente - Preservação da higiene na escola e no meio social em geral -Resciclagem
CULMINÂNCIA
Coleta seletiva e separação do lixo.
Caminhada dos alunos com o material coletado até o deposito de reciclagem.
AVALIAÇÃO:
Observação constante da participação do aluno no grupo e desempenho individual.